quinta-feira, 14 de abril de 2011

AUDIOTECA - Você sabe o que é?

AUDIOTECA.

O nome já identifica qual é o alvo dessa organização sem fins lucrativos: UMA BIBLIOTECA PARA SER OUVIDA.

Conheça um pouco da história da audioteca SAL E LUZ:



Nossa história tem início com uma pesquisa acerca da realidade do cego no Brasil. É o ano de 1986, e a percepção geral é de que muito pouco se faz no país para atender às necessidades desse grupo.
No ano seguinte, com um grupo de pessoas ligadas à Igreja Presbiteriana Betânia, tem início o Projeto Luz e Som, para a formação de uma biblioteca especialmente desenvolvida para pessoas com deficiência visual.
Em 1989, é criada a Instituição Tear, com 3 programas, dentre eles a Audioteca para a produção e distribuição de livros falados para deficientes visuais, que, em 1991, se estabelece definitivamente no centro do Rio de Janeiro.

Em 1998, a Audioteca Sal & Luz foi selecionada para concorrer, a nível nacional, ao “Prêmio Paulo Freire – Valorizando o saber e o fazer”, como o melhor projeto de tecnologia educacional alternativa do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2001, a Audioteca passou por uma ampliação e ganhou 5 novas cabines para a gravação dos livros, contando , hoje, com um total de nove, o que possibilitou, em 2002, o início da produção digital.
Com grande satisfação, a Audioteca Sal & Luz foi agraciada com o Prêmio Fundação Banco do Brasil Tecnologias Sociais – edição 2003, por ser “uma tecnologia social efetiva: soluciona o problema a que se propôs resolver, tem resultados comprovados e é reaplicável”. Assim, passou a fazer parte do banco de tecnologias sociais, localizado no site cidadania-e.com.br.

Em 2004, teve início o projeto de parcerias para a produção dos livros, estabelecendo um novo e estratégico modelo de trabalho voluntário, levando o projeto para dentro das empresas. O resultado é o maior incentivo ao trabalho voluntário, com o conseqüente aumento da produção, e uma influência bastante saudável no clima organizacional.

Em recente notícia, soube que a audioteca Sal e Luz pode fechar as suas portas. Situação financeira? Não. O motivo é a baixa procura pelos serviços da audioteca, cuja  causa principal, acredite, é a pouca divugação.

Então, vamos lá! Um trabalho com tamanho exemplo de amor ao próximo não pode parar por falta de conhecimento. Não é verdade?

O horário de atendimento: Terça à Quinta das 08:00 às 16:00 horas
O endereço: Rua Primeiro de Março, 125 - 7º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20010-000
Telefone: (21) 2233-8007 - mailto:audioteca@audioteca.org.br

  

quinta-feira, 7 de abril de 2011

ESCALA RICHTER -

Sempre que há um terremoto ouve-se falar da ESCALA RICHTER.

Pouca gente, porém, sabe qual a origem e como funciona essa escala.



Criada em 1935 pelo sismólogo estadunidense Charles F. Richter, integrante do Instituto de Tecnologia da Califórnia,  a famosa escala é usada para analisar as ondas sísmicas e coletar números de vários terremotos anteriormente registrados. 

Charles F. Richter



A escala  mede a magnitude dos terremotos, ou seja, quantifica a energia liberada no foco do terremoto. 

Na prática, a Escala Richter é usada para comparar terremotos. Os números na escala medem fatores de 10. Assim, um terremoto que mede 4.0 na escala Richter é 10 vezes maior de um que mede 3.0.

Acredita-se que os terremotos mais violentos já registrados atingiram 9, 2 graus, no Alasca, em 1964, e 9,5 graus, em 1960, no Chile.

O terremoto do dia 11 de março de 2011, ocorrido no Japão, atingiu 8,9 na escala Richter.