Eleições se aproximam! O que pensar?
Bem, o famigerado Fim-de-Ano, ou Ano Novo ou ainda Ano Bom, se aproxima.
Com ele, a massa de manobra (Panis et Circenses, "Pão e Circo", para ludibriar o povo) chamada de Carnaval também se aproxima.
E o Carnaval do próximo ano vem com... ELEIÇÕES!
Eleições e um cheiro de Copa do Mundo.
O que pensar?
O que não se pode esquecer e que, ano após ano, tem sido colocado em segundo plano, é:


A REFORMA POLÍTICO-ADMINISTRATIVO

Mas somente isso é realmente garantir a democracia, o governo do povo, pelo povo e para o povo?
Penso: por que não há essa mesma facilidade para o ingresso em outras esferas públicas, como as nossas universidades? Por que o cidadão que almeja o hoje quase inóquo diploma de nível superior tem que ser submetido a uma bateria de testes inexpressivos para a prática profissional?
Por que os candidatos ao parlamento (vereadores, deputados, prefeitos, senadores e presidente) não passam, também, por uma avaliação semelhante?
Perderia a Democracia alguma coisa?
É simples, fácil e não vai custar nada aos cofres públicos. Veja:
- Comprovação documental rigorosa da idoneidade dos candidatos.
- Extinção ou profunda restrição da imunidade parlamentar.
- Obrigatoriedade de abertura do sigilo fiscal e bancário de vereadores, prefeitos, deputados, senadores, ministros de estado, presidente da república, vice-presidente da república, partidos políticos, dirigentes de partidos políticos, diretores de entidades da administração direta e indireta, juízes e desembargadores.
- Proibição de contratação de parentes e afins de até o nível de 3º grau. E que a admissão de parentes ocorra apenas por concursos, onde o critério seja técnico.
- Adequação ou mesmo a redução drástica de salários, benefícios e aposentadorias para ocupantes de cargos legislativos a nível municipal, estadual e federal.
- Introdução de pesadas agravantes na legislação penal, cível e tributária, para crimes cometidos pelos homens públicos.
- Obrigatoriedade de comprovada capacitação e experiência dos aspirantes a cargos de direção em entidades da administração direta e indireta.

Fonte da imagem:http://tbn0.google.com/images?q=tbn:Ev-8pITlTihllM:http://www.fcsh.unl.pt/cadeiras/plataforma/foralinha/atelier/b/data/5/244/balan%C3%A7a.jpg
Não é penoso pensar sobre o assunto.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial